terça-feira , 16 Janeiro 2018

TIPOS DE PELE

TIPOS DE PELE

Antes de iniciar o assunto do post   vamos saber um pouco sobre   as características da pele
A pele é composta por duas camadas primárias: camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais, estas células são produzidas na camada mais inferior da epiderme (camada basal ou germinativa) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização ou corneificação, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele.

A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras. – a externa – Epiderme: é a camada visível formada por células epiteliais, (queratinócitos) com disposição semelhante a uma “parede de tijolos”. A epiderme se liga à derme pela menbrana basal. Essa área entre as duas camadas possui interdigitações que evitam o descolamento das duas durante tensões externas. A epiderme se constitui em uma barreira de proteção a lesões, contaminação e à luz.

Ao mesmo tempo, ela evita a desidratação dos tecidos que vêm logo abaixo, retém fluidos e nutrientes dentro da pele e produz também a melanina – pigmento responsável pela cor de cada um de nós.

A epiderme tem várias camadas também: – o extrato córneo: mais fina e a mais externa, é seca e impermeável à água e rica em queratina ou ceratina, proteína protetora. As outras camadas: o extrato lúcido, o extrato basal, o extrato granuloso e o extrato germinativo contém células. – a interna – Derme: fica logo abaixo da epiderme e se compõe de fibras tecidos fibrosos conjuntivo de colágeno e elastina.

Estas fibras se entrelaçam em meio a uma substância chamada de matriz de polissacarídeos e são elas que conferem força e elasticidade à pele. É lá na derme que estão as raízes dos pelos (FOLÍCULOS), glândulas sebáceas e sudoríparas, tudo conectado a uma rede de vasos sanguíneos, linfáticos e terminações nervosas cutâneas. Hipoderme: é a porção mais profunda da pele e é composta por fibras de tecido conjuntivo que se organizam em torno de células gordurosas (adipócitos), formando blocos (lobos) de gordura. Sua estrutura fornece proteção contra traumas externos, além de ser um depósito de calorias, ajudando a manter.

 

Tipos de Peles 

 

Pele Normal : A pele normal tem uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível.  De todos os tipos de pele este é sem dúvida o mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições como espinhas e manchas desenvolve. Não é nem demasiado seca nem demasiado gordurosa. Os poros são bem pequenos e mal se notam. Este é um tipo de pele vibrante que reflete saúde.

TIPOS DE PELE

 

Pele Oleosa : Este é um tipo de pele que (como o seu nome sugere) produz uma maior quantidade de óleo, isto é, as glândulas sebáceas devido a vários fatores (principalmente o fator genético) têm maior atividade do que nas pessoas com pele seca, normal ou mista, o que leva a uma maior quantidade de secreção de sebo.  A pele oleosa apresenta poros dilatados, bem maiores do que os outros tipos de pele e também mais escuros, devido ao excesso de sebo que produzem e ao lixo que se vai acumulando, o que se revela num dos maiores problemas deste tipo de pele. É um tipo de pele marcado pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de acne (espinhas).

TIPOS DE PELE

Pele Seca : De todos os tipos de pele, a pele seca será o que requer mais cuidados, devido á sua tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. É um tipo de pele com maior tendência para descamar, ter menos elasticidade bem como desenvolver  rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele.

TIPOS DE PELE

Pele Mista : Este é provavelmente um dos tipos de pele mais comuns e, como o próprio nome sugere, é uma combinação de pele seca com pele oleosa. Algumas regiões são oleosas (principalmente na zona T – queixo, nariz e testa) onde os poros são naturalmente mais dilatados e também outras áreas em que esta pode ser normal ou seca (área em redor dos olhos, boca e bochechas). Se você sente a sua pele esquisita como se estivesse a ser esticada em algumas áreas e com excesso de óleo noutras, então você provavelmente tem pele mista.

TIPOS DE PELE

Pele Sensível : A pele sensível é um dos tipos de pele mais frágeis e se torna irritada e inflamada muito facilmente. É normal haver zonas que desenvolvam vermelhidão, coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos bem como às alterações do clima. A pele sensível é talvez um dos tipos de pele mais problemáticos e como tal exige cuidados especiais.

TIPOS DE PELE

 

No próximo post vou explicar meios para manter sua pele  bem cuidada .

3 DICAS PARA PROTEGER SUA PELE DO SOL(CLIQUE AQUI)

About Lailson

Me chamo Lailson , e criei o site thesaradas com a intenção de divulgar as mais belas atletas do fisiculturismo , sejam as já consagradas , e as iniciantes . E também trazer informações relevantes do universo fitness .

Check Also

DICAS DE MAQUIAGEM PARA ACADEMIA

DICAS DE MAQUIAGEM PARA ACADEMIA

Olá , SARADAS , tudo bom ? Bem , espero que sim ! Você usa …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta