quinta-feira , 14 dezembro 2017

SAIBA COMO COMBATER A FLACIDEZ

SAIBA COMO COMBATER A FLACIDEZ

Primeiramente precisamos entender o que envolve o processo de flacidez no tecido epitelial (pele).

SAIBA COMO COMBATER A FLACIDEZ

 

A flacidez é diagnosticada quando percebemos a falta de firmeza na pele e nos músculos, bem como a falta de uma correta hidratação do corpo em geral . A flacidez então pode aparecer tanto na pele quanto na musculatura, mas muitas pessoas apoiam-se na ideia de que quando há predisposição genética para tal processo, é ineficaz o tratamento com alimentação adequada e correta hidratação. Esse tipo de afirmação é equivocado, pois estudos através de metodologia científica já comprovaram que uma alimentação equilibrada, ingestão hídrica adequada e a prática regular de exercícios físicos combatem à flacidez em tecido epitelial e muscular, independente do fator genético.

A flacidez no tecido epitelial é proveniente de alguns desequilíbrios fisiológicos, como a perda de colágeno, água e envelhecimento da pele, que comprometem a capacidade do tecido epitelial no que se refere à sustentação.  Já a flacidez no tecido muscular é consequência do sedentarismo, alimentação rica em carboidratos refinados, açúcar, sal, gorduras trans, saturadas e alimentos industrializados em geral, as oscilações bruscas de mudança de peso também contribuem para a flacidez no tecido muscular, assim como a gravidez.

SAIBA COMO COMBATER A FLACIDEZ

Para combater a flacidez da pele e muscular, precisamos adotar hábitos de vida mais saudáveis e dependendo do grau em que essas se encontram, fazer uma intervenção individualizada a fim de obter resultados mais precisos, pois o grau de flacidez é diferente em cada caso, com isso a estratégia adotada também precisa ser. Opte por carboidratos complexos, como arroz integral, farelo de aveia, batata doce e aipim cozidos (fonte de fibras, silício e vitaminas do complexo B que aumenta a produção de colágeno). As frutas vermelhas (amora, morango e framboesa) e a laranja são ricas em antioxidantes, essenciais para inibir a ação dos radicais livres sobre a pele, legumes e verduras como cenoura, rúcula, tomate e couve também são ricas em antioxidantes. 

 SAIBA COMO COMBATER A FLACIDEZ

Opte por proteínas de alto valor biológico como ovos, aves e peixes, saiba que o modo de preparo é extremamente importante para preservar as propriedades funcionais desses alimentos, prefira grelhados, cozidos ou ensopados. As gorduras instauradas também são fortes aliadas, provenientes do abacate, amêndoas, castanhas oleaginosas em geral.

Procure conciliar uma alimentação balanceada com a prática regular de exercícios físicos e ingestão hídrica adequada, pois a água é fundamental para os processos de síntese endógena de colágeno.

 

Escrito por: Diana Tomasi Alves

Fontes de Pesquisa:

TO, G. O. Influência de um suplemento nutricional com peptídeos de colágeno nas propriedades da derme.

Itano, Karina, et al. “Sugestão de protocolo para o tratamento de flacidez tissular decorrente de cirurgia bariátrica.”

Pujol, Ana Paula. Nutrição aplicada à estética. Editora Rubio, 2011.

Paula, Carolina Costa. “Estudos de pré-formulação e desenvolvimento de cosméticos-linha FloraBrasil.” (2013): 42-f.

 

 

About Diana Tomasi Alves

Diana Tomasi Alves

Comecei a cursar nutrição em Florianópolis/SC, e ao longo do curso, o interesse em entender a fisiologia do corpo humano e a interação com essa ciência foi crescendo. Tive a oportunidade de terminar meu curso na cidade do Rio de Janeiro, onde prestei estágios em empresas relevantes da cidade e hospitais públicos.

Check Also

3 DICAS PARA PROTEGER SUA PELE DO SOL

3 DICAS PARA PROTEGER SUA PELE DO SOL Nós amamos o astro-rei , porém , …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta