quinta-feira , 14 dezembro 2017

PARA QUE SERVE A GLUTAMINA ?

PARA QUE SERVE A GLUTAMINA ?

PARA QUE SERVE A GLUTAMINA ?

O que é Glutamina e qual a sua relação no ganho de massa muscular?

 

O aminoácido livre mais abundante no tecido muscular e plasma sanguíneo é a glutamina. Mas a prática do exercício físico intenso e prolongado pode reduzir drasticamente as concentrações dessa, comprometendo assim as principais funções, como a proliferação e desenvolvimento de células, ativação de processos de gliconeogênese e sistema antioxidante.

A Glutamina é o principal substrato energético para células de proliferação rápida, sendo fundamental para a funcionalidade do sistema imunológico, principal mecanismo atuante na recuperação muscular.

Além da melhora no desempenho atlético, há menor incidência de infecções devido ao aumento de células imunológicas. A oferta dessa durante o exercício faz com que o organismo poupe o tecido muscular, principal alvo de catabolismo durante a prática esportiva. O corpo precisa metabolizar aminoácidos para aumento de força e resistência.

Procure um Nutricionista para ajustes individuais na suplementação de glutamina, antes do treino e após. Mas estudos nos apresentam que a porção de cinco gramas em maratonistas após exercício foi eficiente para manter a concentração sérica desse ao final, aumentar a razão de linfócitos e ainda diminuir a incidência de infecções nos sete dias posteriores.

Fique atento as informações compartilhadas com você, pois a glutamina está presente nos produtos classificados como proteína concentrada do soro do leite, proteína isolada do soro do leite, proteína hidrolisada do soro do leite e hipercalóricos contendo proteína de alto valor biológico.

Em virtude disso, dependendo da sua intensidade, preparo físico e esporte praticado, a oferta da glutamina após o treino não se faz necessária, caso você consuma proteína de alto valor biológico (whey protein). Converse com um nutricionista esportivo e leve em consideração sua individualidade biológica!

Confira na imagem as principais funções desse aminoácido no organismo:

PARA QUE SERVE A GLUTAMINA ?

 

O QUE É BCAA E QUAIS AS FORMAS DE SUPLEMENTAÇÃO(CLIQUE AQUI)

 

Referências:

1-Andreasen, A.S.; Pedersen-Skovsgaard, T.; Mortensen, O.H.; Van Hall, G.; Moseley, P.L.; Pedersen, B.K. The Effect of Glutamine Infusion on the Inflammatory Response and HSP70 during Human Experimental Endotoxaemia. Critical Care. Vol. 13. Num. 1. 2009. p. 1-8.  

2-Borges, B.D.B. A glutamina e o Exercício Físico. Monografia. Universidade de Franca. Franca. 2005.  

3-Cruzat, V.F.; Alvarenga, M.L.; Tirapegui, J. Metabolismo e Suplementação com Glutamina no Esporte. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Vol. 4. Num. 21. 2010. p. 242-253. Disponível em: < http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/v iew/185/181>  

4-Cruzat, V.F.; Petry, E.R.; Tirapegui, J. Glutamina: Aspectos Bioquímicos, Metabólicos, Moleculares e Suplementação. Revista Brasileira de Medicina do Esporte.  Vol. 15. Num. 5. 2009. p. 392-397.   

About Diana Tomasi Alves

Diana Tomasi Alves

Comecei a cursar nutrição em Florianópolis/SC, e ao longo do curso, o interesse em entender a fisiologia do corpo humano e a interação com essa ciência foi crescendo. Tive a oportunidade de terminar meu curso na cidade do Rio de Janeiro, onde prestei estágios em empresas relevantes da cidade e hospitais públicos.

Check Also

O QUE SÃO SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ?

O QUE SÃO SUPLEMENTOS NUTRICIONAIS ?   A portaria n°33 do Ministério da Saúde (MS) …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta