domingo , 21 Janeiro 2018

MITOS E VERDADES SOBRE A TAPIOCA

MITOS E VERDADES SOBRE A TAPIOCA

MITOS E VERDADES SOBRE A TAPIOCA

Você consome tapioca em grande quantidade ?

A tapioca é comumente substituída por pães e derivados, sendo considerada uma ótima substituição por muitas pessoas. Porém, a tapioca, assim como os pães e derivados, são alimentos que contém carboidratos simples, que não contém fibras em sua composição, sendo classificados em alto índice glicêmico. Então vamos aos MITOS E VERDADES SOBRE A TAPIOCA

O alimento possui origem advinda dos tubérculos, classes de carboidratos complexos que contém fibras em sua propriedade. Mas a tapioca é a farinha de mandioca e devido a esse processo, não temos fibras alimentares em sua composição. Outros nutrientes encontram-se em baixas quantidades, como as vitaminas do complexo B e alguns minerais como cálcio, ferro e potássio.

Como todos os outros alimentos classificados como carboidratos, o excesso no consumo pode ocasionar o ganho de peso. É muito importante você combinar esse alimento com recheios de proteínas e fibras, assim, você diminui a carga glicêmica da refeição. Combine com queijos magros como ricota e minas, ovos são ótimas opções, mas procure sempre um profissional para ajustes individuais, de acordo com a sua necessidade calórica diária.

Como a tapioca é um alimento que fornece energia rapidamente, opte pelo seu consumo no café da manhã ou horários antes de práticas esportivas. Assim você tem mais disposição para realizar todas as atividades do seu dia e no esporte, uma performance melhor durante seu treino. O corpo precisa de energia para responder de maneira satisfatória aos estímulos voluntários e involuntários na atividade física. A alimentação é essencial para atingirmos bons resultados tanto na atividade física quanto na imagem corporal.

Procure ter uma alimentação equilibrada e se desejar, consuma tapioca e não esqueça de combinar esse alimento com proteínas e fibras! A rotatividade na escolha de alimentos a serem consumidos e o equilíbrio na porção são fundamentais para combater o ganho de peso e a monotonia alimentar.

MITOS E VERDADES SOBRE A TAPIOCA

 

RECEITA DE TORTA SALGADA(CLIQUE AQUI)

 

Fontes:

CANESQUI, Ana Maria. GARCIA, Rosa Manda Diez. Uma introdução a reflexão sobre a abordagem sociocultural da alimentação.

CANESQUI, Ana Maria. GARCIA, Rosa Manda Diez. Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2005. p. 09 – 20. FREYRE.

Gilberto. Região e Tradição. 2ª edição. Rio de Janeiro. Gráfica Record Editora.1968. HERNÁNDEZ, Jesús Contreras. Patrimônio e Globalização: o caso das culturas alimentares.

MONTANARI, Massimo. Comida como cultura; tradução de Letícia Martins de Andrade. – São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008

 

About Diana Tomasi Alves

Diana Tomasi Alves
Comecei a cursar nutrição em Florianópolis/SC, e ao longo do curso, o interesse em entender a fisiologia do corpo humano e a interação com essa ciência foi crescendo. Tive a oportunidade de terminar meu curso na cidade do Rio de Janeiro, onde prestei estágios em empresas relevantes da cidade e hospitais públicos.

Check Also

COMO POSSO COMER COMIDA DE VERDADE SEM GASTAR MUITO ?

COMO POSSO COMER COMIDA DE VERDADE SEM GASTAR MUITO ? Primeiramente, não pense que molho …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta