quinta-feira , 14 dezembro 2017

ESTEROIDES ANABOLIZANTES CAUSAM EFEITOS COLATERAIS EM MULHERES ?

ESTEROIDES ANABOLIZANTES CAUSAM EFEITOS COLATERAIS EM MULHERES ?

ESTEROIDES ANABOLIZANTES CAUSAM EFEITOS COLATERAIS EM MULHERES ?

Esteroides Anabólicos Androgênicos compreendem a testosterona e seus derivados, mas são o mesmo que Suplementação Alimentar?

 

Em tempos atuais, tanto o campo da medicina quanto o da nutrição estão em constante avanço científico e tecnológico. Os dois campos atuam na ciência voltada para a saúde, e trazem diversos diagnósticos de acordo com a singularidade, tratamento ou recuperação que se encontra o paciente.

A área da saúde envolve tratamentos e soluções diversas, devido ao caráter singular de cada ser humano, levando em consideração seu estado nutricional, psíquico, locomotor e bioquímico.

Por apresentarem diversos estados de saúde, o nutricionista envolvido pode indicar suplementação alimentar. O médico possivelmente pode indicar os esteroides anabolizantes em pacientes que apresentam sarcopenias, hipogonadismo, câncer de mama, osteoporose e outros casos em que o médico endocrinologista achar necessário.

No campo da nutrição, a prescrição de suplementos nutricionais, quando indispensável para suprir necessidades nutricionais específicas, é prevista no artigo 2º da Resolução CFN nº 390/06. Deve ter caráter de suplementação do plano alimentar do cliente e não de substituição de uma alimentação saudável e equilibrada.

ESTEROIDES ANABOLIZANTES CAUSAM EFEITOS COLATERAIS EM MULHERES ?

A competência do nutricionista para a prescrição de suplementos nutricionais está estabelecida no inciso VII do artigo 4º da Lei 8234/91, e no artigo 1º da Resolução CFN nº 390/06 e, de acordo com a Resolução CFN nº 380/2005, é considerada atividade complementar do nutricionista nas áreas de Nutrição Clínica, Saúde Coletiva e Nutrição em Esportes, o nutricionista tem ainda competência legal para prescrever os produtos denominados polivitamínicos e/ou poliminerais, desde que estejam classificados como de “VENDA SEM EXIGÊNCIA DE PRESCRIÇÃO MÉDICA” conforme determina a Portaria SVS/MS nº 40/1998.

 

No campo da medicina, de acordo com o Curso de Especialização em Medicina e Ciências do esporte da Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), os Esteroides Anabolizantes no esporte, são indicados por um profissional, se necessário, para o aumento da força física e da massa muscular, entretanto, os efeitos sobre o desempenho atlético permanecem ainda controversos, pois o desempenho físico em um esporte não depende apenas desse recurso.

Os esteroides anabolizantes podem causar diversos efeitos colaterais como engrossamento da voz, crescimento desordenado de pelos, infertilidade masculina e em mulheres ciclos menstruais anormais ou a ausência desses.

Todos esses efeitos colaterais em humanos podem  ocorrer se a  indicação do mesmo não for feita por um médico endocrinologista. O profissional é capacitado na área médica para atender as necessidades de pacientes em tratamento intensivo ou possível aumento de performance esportiva, de acordo com o  Conselho Regional de Medicina (CRM).

ESTEROIDES ANABOLIZANTES CAUSAM EFEITOS COLATERAIS EM MULHERES ?

Essa possível necessidade é de responsabilidade do médico endocrinologista, pois os feitos colaterais mais comuns estão associados a paradas cardíacas, cistos de sangue no fígado, dores no estômago, aumento da pressão arterial, tumores hepáticos, câncer de próstata, doença coronariana, aumento dos níveis do LDL colesterol, diminuição dos níveis HDL colesterol, calvície, maior probabilidade de cálculos renais, ginecomastia e afinamento da voz em homens, entre outros.

Percebemos assim que a suplementação alimentar não é a mesma definição de esteroides anabolizantes. E diante dessa necessidade, indico que se há interesse no tema, procure sempre um profissional da área da saúde para atender suas principais necessidades, tanto na suplementação (Nutricionista) como no possível uso de esteroides anabolizantes.

É importante salientar que os esteroides anabolizantes são de uso exclusivo da medicina no tratamento de diferentes doenças, como citado anteriormente, causando melhora na saúde dos pacientes quando administrados corretamente.

 

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DOS CHÁS ?(CLIQUE AQUI)

 

Referências:

Goldberg L, Mackinnon DP, Elliot DL, Moe EL, Clarke G, Cheong J. The adolescents training and learning to avoid steroids program: preventing drug use and promoting health behaviors. Arch Pediatr Adolesc Med 2000; 154:332-8.

 

Su T, Pagliaro M, Schmidt PJ, Pickar D, Wolkowitz O, Rubinow DR. Neuropsychiatric effects of anabolic steroids in male normal volunteers. JAMA 1993;269:2760-4.

 

Smith EL, Hill RL, Lehman IR, Lefkowitz RJ, Handler P, White A. Bioquímica: mamíferos. 7a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

 

Hardman JG, Gilmann AG, Linbird LE, editors. Godman and Gilman’s. The pharmacological basis of therapeutics. New York: McGraw-Hill, 1996.

 

PUCRS, Faculdade de Medicina. Disponível em: http://www.pucrs.br/famed/.

 

Rang HP, Dale MM, Ritter JM. Farmacologia. 3a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1997.

About Diana Tomasi Alves

Diana Tomasi Alves

Comecei a cursar nutrição em Florianópolis/SC, e ao longo do curso, o interesse em entender a fisiologia do corpo humano e a interação com essa ciência foi crescendo. Tive a oportunidade de terminar meu curso na cidade do Rio de Janeiro, onde prestei estágios em empresas relevantes da cidade e hospitais públicos.

Check Also

CUIDADO COM O VOLUME - SAÚDE E BEM ESTAR

CUIDADO COM O VOLUME – SAÚDE E BEM ESTAR

Olá SARADAS !! Tudo bom ? Bem , eu espero que sim , mas indo …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta