quinta-feira , 14 dezembro 2017

CUIDADO COM O VOLUME – SAÚDE E BEM ESTAR

Olá SARADAS !! Tudo bom ? Bem , eu espero que sim , mas indo direto ao assunto , tenho uma pergunta pra fazer . VOCÊ TREINA OUVINDO MÚSICA ?

CUIDADO COM O VOLUME – SAÚDE E BEM ESTAR

Ouvir música é algo completamente normal nos dias de hoje , ainda mais com a praticidade e a diversidade de dispositivos que temos a nossa disposição. E é ainda mais normal ouvirmos música durante as nossas atividades físicas , mais precisamente durante a sessão de treino na academia . Embora a maioria das academias já tenham um som , muitas pessoas preferem ouvir sua própria lista de músicas , eu sou um exemplo de pessoa que prefere ouvir a minha música . Mas você já reparou a altura em que costuma deixar a sua música ?

CUIDADO COM O VOLUME - SAÚDE E BEM ESTAR

Foi pensando nisso que resolvi escrever esse artigo , porque muitas pessoas ignoram completamente o fato de que ouvir música muito alto é prejudicial a saúde . E chega até ser irônico porque quando começamos a praticar a musculação temos como um objetivo a nossa saúde e o bem estar fisico , e acabamos pecando em não dar atenção , talvez porque os efeitos apareçam somente depois de algum tempo .

cuidado-com-o-volume-saude-e-bem-estar-2

O ouvido é um órgão extremamente sensível , e tem a árdua missão de transformar o som que nos cercam num impulso nervoso que será codificado pelo nosso cérebro . Agora vamos focar somente na academia com um som alto , as pessoas que estão treinando estão conversando alto , alguns até berrando , e você prestes a fazer sua última série de agachamento livre , aumenta o volume a ponto do som externo não te atrapalhar . Agora imaginem a altura !

Qualquer som alto por tempo prolongado , independente de qual seja esse som (música,barulho etc) com ou sem o headset , gera uma energia sonora  , e que quando intensa e contínua lesa a delicada estrutura anatômica auditiva e o resultado pode ser um zumbido desagradável ou até a perda auditiva progressiva , ou seja IRREVERSÍVEL !!!!

Então vamos agir com o pensamento focado completamente na nossa saúde e bem estar , vamos treinar ouvindo a nossa música preferida , mas vamos usar o bom senso , porque tenho certeza que ninguém quer ficar surdo !

Acessem esse site para  mais informações

Algumas informações importantes 

  • Até 50 dB : Nível confortável , de acordo com a Organização Mundial de Saúde não há efeito negativo . Exemplo de locais : Ruas sem tráfego
  • Acima de 50 dB : O organismo humano começa a sofrer impactos do ruídos
  • De 55 a 65 dB : A pessoa fica em estado de alerta , e não relaxa . Diminui o poder de concentração e prejudica a produtividade no trabalho intelectual . Exemplo : Agência bancária .
  • De 65 a 70 dB  (início das epidemias de ruído) : O organismo reage para tentar se adequar ao ambiente , minando as defesas . Aumenta o nível de cortisona no sangue, diminuindo a resistência imunológica, induz a liberação de endorfina , tornando o organismo dependente . É por isso que muitas pessoas só conseguem dormir em locais silinciosos com rádio ou TV ligados . Aumenta a concentração de colesterol no sangue . Exemplo : bar ou restaurante lotado .
  • Acima de 70 dB : O organismo fica sujeito a estresse degenerativo , além de abalar a saúde mental . Aumentam os riscos de enfarte, infecções , entre outras doenças sérias . Exemplos : praça de alimentação em shoppings e ruas de tráfego intenso .

 

 

 

 

About Lailson

Me chamo Lailson , e criei o site thesaradas com a intenção de divulgar as mais belas atletas do fisiculturismo , sejam as já consagradas , e as iniciantes . E também trazer informações relevantes do universo fitness .

Check Also

EXERCÍCIO E DIETA PARA EMAGRECER

A obesidade é um dos principais problemas de saúde que afeta  13% da população mundial …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta