quinta-feira , 14 dezembro 2017

COMO POSSO COMER COMIDA DE VERDADE SEM GASTAR MUITO ?

COMO POSSO COMER COMIDA DE VERDADE SEM GASTAR MUITO ?

duvidas

Primeiramente, não pense que molho de tomate pronto é comida de verdade por conta do ingrediente! O Concentrado de tomate é um produto obtido da polpa de frutos do tomateiro, devendo conter no mínimo 6% de sólidos solúveis naturais de tomate, podendo ser adicionado de sal e/ou açúcar(Fonte: RDC nº 272, de 22 de setembro de 2005).

Uma percepção comum nos dias de hoje pela população é de caracterizar a comida de verdade como a mais cara. Quando trabalhamos a compensação, ou seja, escolhemos um determinado tipo de alimento e não adquirimos outro, essa questão parece não estar adequada.

dieta-com-cenaless

Em países como os Estados Unidos e Inglaterra, comer comida de verdade torna-se artigo de luxo. No Brasil, embora alguns alimentos sejam mais caros devido à inflação e impostos, ainda assim, é mais barato comer sua comida feita em casa do que alimentos prontos. Faça uma breve reflexão orçamentária e perceba.

Mas voltando a questão. Como comer comida de verdade sem gastar muito? Primeiramente, conheça a sazonalidade de frutas e hortaliças. Quando esses estão em safra, os preços são mais baixos. Busque o que está na estação.

Opte por alimentos orgânicos, antes de discutir o preço, precisamos saber as vantagens na escolha desses, como a ausência de agrotóxicos, mais sabor e outras vantagens como proteção dos recursos naturais e incentivo à agricultura familiar. Esse tipo de cultivo protege a sociedade e o meio ambiente.                                                                                                                                       A agricultura familiar é uma atividade econômica extremamente importante para qualquer sociedade. Em tese, quanto mais a gente comprar orgânico, mais barato ele vai ficando, essa é a lei da oferta e da procura.

Em países Europeus os alimentos orgânicos já estão custando muito próximos dos alimentos convencionais. Como a oferta de orgânicos no brasil não é suficiente, vamos precisar consumir alimentos convencionais, mas a orientação que precisamos fornecer é a preferência pelos alimentos orgânicos, embora não será possível você ter sua alimentação 100% de orgânica.                   Mas se por ventura essa não for sua realidade, saiba que mesmo assim, se você estiver comendo comida de verdade, você está garantindo uma alimentação saudável.

Crie hortas em casa, como hortelã, cebolinha, manjericão, alecrim e salsinha por exemplo. Você não vai precisar comprar ervas frescas sempre que ir ao mercado.

Levar a comida que você preparou para o trabalho contribui para sua saúde e economicamente, evitando o desperdício em casa e fazendo opções mais saudáveis. Marmitas são uma excelente ferramenta para fazer render o seu orçamento.                                                                                                                     E por fim, uma forma de economizar e se planejar é fazer a mais e congelar, mas fique atento, saber transformar as sobras requer criatividade, mas evita desperdícios.

Fontes:

Casotti, Leticia, et al. “Consumo de alimentos e nutrição: dificuldades práticas e teóricas.” Cadernos de debate 6 (1998): 26-39.

Mintz, Sidney. Comida e antropologia: uma breve revisão. Red Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2000.

Pollan, Michael. Regras da comida. Editora Intrinseca, 2010.

About Diana Tomasi Alves

Diana Tomasi Alves

Comecei a cursar nutrição em Florianópolis/SC, e ao longo do curso, o interesse em entender a fisiologia do corpo humano e a interação com essa ciência foi crescendo. Tive a oportunidade de terminar meu curso na cidade do Rio de Janeiro, onde prestei estágios em empresas relevantes da cidade e hospitais públicos.

Check Also

RECEITA : PEITO DE FRANGO COM FARINHA DE LINHAÇA DOURADA

RECEITA : PEITO DE FRANGO COM FARINHA DE LINHAÇA DOURADA Que tal uma receita de …

Use a sua rede social para comentar

Deixe uma resposta